fbpx

Você sabe o que uma securitizadora faz?

Se você chegou até aqui, já deve ter ouvido falar nos termos securitizadora e securitização. Entenda, de forma prática, o conceito desses termos e como funciona todo o seu processo.

Para entender o que uma securitizadora faz, é necessário saber como funciona o processo de securitização. O conceito de securitizar consiste em transformar a dívida que uma empresa tem a receber, em títulos negociáveis que serão vendidos a investidores. Dessa forma, são os investidores que assumirão a dívida e a empresa cedente receberá os seus pagamentos de forma adiantada.

O processo de securitização cria liquidez para empresas ao permitir que investidores menores comprem seus recebíveis como títulos mobiliários. Portanto, a securitizadora é a empresa que realiza essas transações. 

Por exemplo, uma fábrica de médio porte vende uma certa quantidade de mercadoria para um cliente, que escolhe realizar o pagamento à prazo. Ao invés de esperar todas as parcelas serem pagas, a companhia pode vender o título para a securitizadora e receber o valor antecipado.

A securitização fornece aos cedentes um mecanismo para reduzir seu risco associado por meio da divisão da propriedade das obrigações de dívida. Os investidores assumem a posição de cedente ao comprar os títulos, o que permite que o cedente crie capital de giro e transfira os riscos do seu balanço.

Para que os títulos sejam criados, é necessário que haja a cessão dos direitos de crédito do cedente para a securitizadora. Só então os certificados são emitidos e negociados.

As securitizadoras têm a possibilidade de antecipar recebíveis de diferentes tipos como cheques, duplicatas, contratos de aluguel, hipotecas e outros recebimentos futuros.

Um exemplo de securitização são as debêntures, que possuem aplicação de renda fixa e maior rentabilidade. Elas são compostas por títulos de diversas dívidas, e não apenas de uma. Dessa forma, no caso de inadimplência em uma das dívidas, o total de rendimentos não é afetado, porque existem outras contas a serem pagas.

Publicado por grupolis

Somos uma empresa que atua no segmento de Consultoria e Fomento Empresarial há mais de 20 anos. Isso nos possibilitou adquirir vasta experiência e capital intelectual para impulsionar os mais variados setores do mercado. Nossa missão é fazer um diagnóstico apurado das suas necessidades e oferecer as melhores soluções para seu negócio. Aqueles que já são nossos clientes sabem que nossa maior preocupação e empenho é ver sua empresa se tornar o melhor que ela pode ser, atingindo seu máximo potencial econômico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: