Trabalho com propósito: A visão da geração Z

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos aproximadamente entre 1997 e 2012, está começando a entrar no mercado de trabalho e traz consigo uma nova perspectiva sobre a vida profissional. Essa geração cresceu em um mundo digital, onde a conectividade é parte integrante do cotidiano. Onde isso reflete? Em suas expectativas, comportamentos e valores no ambiente profissional.

Elaine Santos

9/3/20241 min read

Uma das principais características da geração Z é a busca por um propósito significativo em suas carreiras. Diferente das gerações anteriores, que muitas vezes priorizavam a estabilidade e o crescimento financeiro, os jovens dessa geração tendem a valorizar empresas que tendem a compartilhar com as suas crenças e que estejam comprometidas com causas sociais e ambientais. Essa geração, deseja trabalhar em lugares que promovam a diversidade e a inclusão, e que tenham uma cultura organizacional alinhada com seus valores pessoais, no mínimo.

Além disso, a geração Z é conhecida por ser, altamente adaptável e possuir grandes habilidades tecnológicas, afinal estão crescendo em meio a inovações constantes, e precisaram aprender rapidamente novas ferramentas e plataformas, o que os tornam valiosos em um mercado de trabalho em constante evolução. No entanto, por esperar que as empresas adotem tecnologias modernas e ofereçam flexibilidade, como o trabalho remoto e horários flexíveis, muitos desistem de processos seletivos, por entrar em choque com o seu estilo de vida.

A comunicação é outro aspecto importante para a geração Z. Eles são diretos e transparentes, muitas vezes preferem plataformas digitais para se conectar com colegas e líderes. Essa geração, mesmo que não pareça, buscam validação, valorizam feedback constante e oportunidades de crescimento, o que muitas vezes é confundido com ansiedade.

Por fim, a Gen Z traz uma nova abordagem ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Eles tendem a priorizar seu bem-estar mental e físico, buscando empregos que respeitem suas necessidades e ofereçam um ambiente saudável.

A geração Z está moldando o futuro do trabalho, desafiando as normas tradicionais e exigindo mudanças e novos valores.

Recado para as empresas: Se adaptem a essas novas demandas, e com certeza estarão melhor posicionadas para atrair e reter esse talentoso grupo de profissionais.