fbpx

Pesquisa aponta que Inadimplência no Brasil atinge maior alta em 12 anos

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) ouve, todos os meses, cerca de 18 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal. 

O número de famílias brasileiras com contas em atraso atingiu o maior valor nos últimos 12 anos, segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A proporção subiu 27% em fevereiro de 2022, nível mais elevado desde março de 2010. 

Houve um aumento de 0,6 ponto percentual (pp) em relação a janeiro deste ano e 2,5 pp comparado a fevereiro de 2021.

A pesquisa também aponta que 10,5% dos entrevistados declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, ou seja, permanecerão inadimplentes.

As famílias com contas a vencer, com faixa de até 10 salários mínimos, ultrapassaram a média brasileira e atingiram 77,8%. Já entre os que têm uma renda acima dos 10 salários mínimos, a inadimplência foi de 72,2%. Mesmo sendo menor que o nível médio nacional, o percentual representa o maior do patamar histórico.

Ainda segundo a CNC, não há previsão de melhoria a curto prazo em relação a esse aumento de dívidas ou contas já vencidas. A entidade prevê que o encarecimento do crédito permaneça afetando tanto a trajetória de endividamento quanto a da inadimplência dos brasileiros.

Com esse cenário, a análise enfatiza os fatores que vão impactar a saúde financeira dos consumidores brasileiros durante o ano de 2022.

Para realizar essas projeções da pesquisa, a CNC leva em conta formas de pagamento como cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, carnês de lojas, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestações de carro e de casa.

Publicado por grupolis

Somos uma empresa que atua no segmento de Consultoria e Fomento Empresarial há mais de 20 anos. Isso nos possibilitou adquirir vasta experiência e capital intelectual para impulsionar os mais variados setores do mercado. Nossa missão é fazer um diagnóstico apurado das suas necessidades e oferecer as melhores soluções para seu negócio. Aqueles que já são nossos clientes sabem que nossa maior preocupação e empenho é ver sua empresa se tornar o melhor que ela pode ser, atingindo seu máximo potencial econômico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: