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Marketing não é só mexer no photoshop e postar nas redes sociais.

Há uma ideia um pouco confusa sobre como o marketing é aplicado nas empresas e esta ideia vem do reflexo de um mercado de trabalho que se mistura e que valoriza profissionais multitalks. Crenças foram criadas em torno da área de marketing e neste artigo pretendemos desmistificar algumas delas.

Marketing não é design 

Design é por si só uma área específica que abrange diversas especialidades, a convergência com a área de marketing acontece no momento em que os objetivos são os mesmos. Por trabalhar fortemente a parte visual em ambientes e superfícies, o marketing precisa do design para colocar em prática suas estratégias.

Marketing não é postar nas redes sociais

Social Media é uma especialização da área de marketing, que envolve a construção de uma estratégia baseada em ambientes digitais. O que inclui o tom de voz da marca, como uma resposta será dada, quais palavras e expressões podem ser utilizadas, ou seja, o SM humaniza o discurso da empresa e cria relações com a audiência.

Dentro dessa especialização, pode existir uma interpretação confusa por parte de algumas empresas, entendendo que o SM também produzirá as peças e vídeos a serem publicados por ele. Não, esta é uma atribuição do designer e do videomaker, dois profissionais ligados à área de marketing, mas que também não resumem o marketing às suas atividades.

Marketing não é enviar e-mail bonitinho

E-mail Marketing é uma das ferramentas utilizadas dentro do planejamento estratégico de marketing, ou seja, de forma mais ampla, é uma das maneiras de executar uma estratégia em função de um objetivo claro. A depender da persona que o negócio tem, e-mail marketing pode ter uma taxa de abertura muito mais assertiva do que uma ação de prospecção ativa ou uma campanha de SMS Marketing, por exemplo.

Por ser uma ferramenta importante na comunicação corporativa e por ter grandes possibilidades de personalização, a ferramenta de e-mail marketing é comumente utilizada em automações que focam em trazer uma humanização para a marca e aproximar ainda mais o seu público. É uma boa forma de se fazer presente para o seu cliente.

Marketing não é fazer fotos bonitas

Algumas empresas acreditam que ter fotos bonitas, site organizado e rede social com posts bem feitos, é ter o marketing pronto, porém essas são apenas algumas especialidades que o marketing engloba.

Marketing é estratégia de negócio

Marketing é puramente estratégia. A maneira como você se relaciona com o seu público, cliente, fornecedor e a sociedade de maneira geral. Todos esses passos precisam ter convergência com os objetivos gerais da empresa e é no marketing que essas estratégias nascem. 

A relação que se estabelece entre a área de marketing e as outras áreas vem justamente para executar os projetos que foram idealizados e que são justificados em função de um resultado esperado. Exemplo: Se a sua estratégia para trabalhar o lado institucional é criar vídeos e lançar posts com a finalidade de fortalecer suas vendas, precisaremos necessariamente de profissionais com habilidades de videomaker e copywriter. Entretanto, ter essas habilidades não resume o profissional de marketing. 

Pense no marketing de forma ampla e que engloba toda a organização, a forma como os colaboradores são recebidos, os discursos de venda, as artes para redes sociais, a linguagem adotada internamente e externamente, a apresentação visual, as metas, as métricas de alcance do público no mundo digital e físico, o entendimento dos objetivos e dores da persona e o fechamento de novos negócios. Isso é marketing!

Publicado por grupolis

Somos uma empresa que atua no segmento de Consultoria e Fomento Empresarial há mais de 20 anos. Isso nos possibilitou adquirir vasta experiência e capital intelectual para impulsionar os mais variados setores do mercado. Nossa missão é fazer um diagnóstico apurado das suas necessidades e oferecer as melhores soluções para seu negócio. Aqueles que já são nossos clientes sabem que nossa maior preocupação e empenho é ver sua empresa se tornar o melhor que ela pode ser, atingindo seu máximo potencial econômico.

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