fbpx

Como preservar o seu capital de giro?

blogpost

Sabia como preservar o seu capital de giro e não recorrer a medidas emergenciais que possam deixar o seu negócio em risco.

Os últimos dois anos tem desafiado a sustentabilidade da grande maioria das empresas no mercado brasileiro e algumas estratégias podem ser tomadas para que o seu negócio continue crescendo.

O Ministério da Economia informou no dia 02 de fevereiro de 2021 que 3,359 milhões de empresas foram abertas no Brasil no ano passado (2020) e 1,044 milhão foram fechadas. Assim, o país registrou um saldo positivo de 2,315 milhões de novos negócios abertos no período.

A partir destes dados podemos inferir que o empreendedorismo se consolidou como uma das saídas para driblar o desemprego e a ausência de oportunidades oriundas das fases mais críticas da pandemia do Covid-19 em 2020. Entretanto, abrir uma empresa não é a etapa mais difícil, a sua permanência no mercado depende de alguns fatores importantes como, estratégia e boa gestão administrativa. Desta forma, listaremos para você algumas formas de preservar o seu capital de giro e manter o seu negócio em crescimento.

Dica 01: Não recorra a empréstimos!

Em alguns casos emergenciais, as taxas de empréstimo podem parecer atrativas, mas ao colocar na balança, em 90% dos casos, você vai acabar pagando uma dívida 3 vezes superior ao valor líquido liberado. Cabe avaliar outras saídas que não gere despesa fixa a longo prazo para sua empresa.

Dica 02: Antecipe seus valores a receber

Se a sua empresa está no vermelho e o seu caixa não fecha positivo por falta de dinheiro que ainda não entrou, devido à vendas e/ou prestações de serviços realizados com recebimento para 30 ou 60 dias, procure uma empresa de Fomento Empresarial para te auxiliar. Nós do Grupo Lis, trabalhamos nesta modalidade há mais de 20 anos e temos know-how para ajudar o seu negócio. Nesta alternativa, você recebe o dinheiro dos seus serviços prestados ou vendas realizadas à prazo, no mesmo dia em que cadastrar a operação.

Dica 03: Saiba gerir o seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa da sua empresa fala muito sobre a saúde do seu negócio. Registrar as entradas e saídas de dinheiro é uma atividade fundamental para entender exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Em muitos casos, as despesas variáveis e os custos variáveis acabam levando uma parcela considerável dos ganhos, então é importante, sobretudo, entender as necessidades reais da empresa e abrir mão de aquisições supérfluas.

Publicado por grupolis

Somos uma empresa que atua no segmento de Consultoria e Fomento Empresarial há mais de 20 anos. Isso nos possibilitou adquirir vasta experiência e capital intelectual para impulsionar os mais variados setores do mercado. Nossa missão é fazer um diagnóstico apurado das suas necessidades e oferecer as melhores soluções para seu negócio. Aqueles que já são nossos clientes sabem que nossa maior preocupação e empenho é ver sua empresa se tornar o melhor que ela pode ser, atingindo seu máximo potencial econômico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: